Sinduscon Pará realiza evento que incentiva construções sustentáveis entre prefeitura de Belém e IFC

O Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (SINDUSCON-PA) recebeu nesta quinta-feira, 21, na sede do Sistema Fiepa, a comitiva da Corporação Financeira Mundial (IFC), do Grupo Banco Mundial, que apresentou o "Programa de Promoção das Edificações Sustentáveis para municípios da Região Amazônica no Brasil”.

O grupo, que já percorreu cidades como Rio Branco-AC e Manaus-AM, aterrissou na capital paraense para propor incentivos a projetos de desenvolvimento urbano junto à prefeitura de Belém e aos dirigentes das secretarias do município.

Durante o encontro, foram abordados os investimentos em setores de negócios climáticos, que inclui: Energia Renovável, Cidades Sustentáveis, Edifícios Eficientes e Agricultura Climática Inteligente, além de Edifícios Verdes e Carbono Zero.

Para o oficial de Operações do IFC, Diogo Pardal, o programa tem como um de seus objetivos a melhoria das políticas públicas e apoiar os municípios através de assessoria técnica, de forma gratuita, que compreende a capacitação de funcionários municipais no conhecimento sobre as construções sustentáveis.

“A metodologia de certificações de construções verdes já existe no mundo todo e nós temos bastante experiência com isso em outras cidades e essa tecnologia queremos trazer para Belém”, informa.

Após a apresentação do IFC, o Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, assinou a carta de interesse para promoção das construções sustentáveis, através de incentivo ao município. Para ele, a capital do Pará é a metrópole da Amazônia e, portanto, tem que se afirmar e ser exemplo para o mundo.

“O IFC apresentou novas ideias para Belém e nós vamos ter aqui um projeto baseado nelas para viabilizar a capitação de recurso e investimentos em arquitetura e urbanismo verde para a cidade”, disse, entusiasmado, Edmilson.

Para o presidente do Sinduscon Pará, Alex Carvalho, a parceria entre o Sindicato - entidade mediadora da ação - e a prefeitura é motivo de orgulho, além de ser significativamente produtiva quando o assunto é proporcionar melhores condições sociais à população.

“É uma parceria institucional que objetiva sempre uma melhoria da qualidade de vida dos cidadãos de Belém, a qual tem sido bastante profícua, pois o dialogo faz com que cresça novas ideias e soluções para a carência de muitos”, afirmou, orgulhoso, o Líder Sindical Patronal.

O encontro contou também com a presença do Presidente da CBIC, José Carlos Martins, o Vice-Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), José Maria Mendonça, representantes de empresas associadas ao Sindicato, convidados especiais e imprensa.

Por Adriano Cardoso

Assessor de Comunicação Sinduscon Pará