No Pará, presença feminina na indústria da construção tem alta de 15% no último triênio, segundo o CAGED

De acordo com o estudo do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o índice de contratações de mulheres na indústria da construção no Pará cresceu o equivalente a 15% no último triênio 2021-2023, o que equivale a 3.104 mulheres empregadas neste segmento. Só no último ano de 2023, as contratações de mulheres tiveram alta de 17% em comparação com o ano anterior. Apresentar a crescente destes dados é de grande satisfação para o Sinduscon-PA, que incentiva a presença feminina na indústria da construção.

Em 2023, os municípios paraenses que tiveram alta em admissões de mão de obra feminina foram Canaã dos Carajás (670), Barcarena (236), Marabá (161), Ananindeua (80) e a capital Belém (74), que obtiveram utilização da força de trabalho nas áreas de construção de obras de infraestrutura, construção de edifícios e obras de rodovias. Os dados recentes de admissões revelam um aumento significativo no número de mulheres ingressando nesse setor que é historicamente dominado por homens. Com essas mudanças a tendência é que para o ano de 2024 estes resultados sejam ainda melhores.

“Ainda há desafios a serem superados para garantir uma representação verdadeiramente igualitária de gênero na indústria da construção. E, para isso, é fundamental que as empresas do setor adotem políticas e práticas que promovam a igualdade de oportunidades e a inclusão, para que o índice de presença feminina possa ser mais favorável, contribuindo com a construção de uma sociedade mais inovadora e igualitária”, afirma Eliana Veloso, gestora do sindicato.

Em entrevista, a Diretora de Relações do Trabalho do Sinduscon-PA, Andrea Rezende, pôde explicar melhor sobre o impacto positivo que estes dados revelam para nós:

1. Que medidas estão sendo tomadas para que o número de mulheres empregadas na indústria da construção possa permanecer em alta nos próximos anos?

Primeiramente ficamos muito felizes com o aumento da presença feminina na construção civil. Com estes 15%, o Pará encontra-se acima da média nacional que é de 11%. Acreditamos que iniciativas de qualificação de mão de obra, como a que já existe resultante da parceria SENAI/SINDUSCON, são essenciais para que este número permaneça em ascensão . Além disso, as medidas de valorização do trabalho feminino através do projeto Construindo Mais Cidadania, em conjunto com o Tribunal de Justiça do Estado, nos proporciona a possibilidade de apoio e acolhimento às mulheres, transformando o ambiente de trabalho muito mais receptivo.

2. Qual a expectativa para os próximos anos?

Temos grandes expectativas para os próximos anos, principalmente em decorrência do aquecimento do volume de obras devido a COP 30. Neste contexto as mulheres têm um papel essencial devido a sua sensibilidade e percepção de mercado. Podendo participar ativamente nas áreas de tecnologia, acabamentos finos, gestão e segurança do trabalho. O Pará vive uma oportunidade única de investir em grandes obras e virar um grande polo de turismo e desenvolvimento.

3. Os últimos resultados apontam um cenário favorável. Para você, como mulher e diretora de relações de trabalho de uma entidade tão importante que atua em favor do empresariado, qual o significado deste resultado?

Me sinto extremamente lisonjeada em fazer parte desta história, principalmente pelo legado que as últimas diretorias vem deixando e que tenho tanta honra em participar! Nós, mulheres, estamos conquistando espaço através da nossa competência, determinação e sensibilidade. A construção civil, é um local de grande geração de emprego e renda, e independente do sexo os profissionais qualificados sempre terão seu espaço e o empresariado paraense está ansioso para captar profissionais capacitados

O Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (Sinduscon-PA) é uma das entidades que incentiva as mulheres na Indústria. Resultado de anos de mudanças e incentivo, a entidade possui hoje a maior presença feminina em sua diretoria.