IBGE e SINDUSCON firmam parceria em prol de melhoria na coleta das pesquisas da indústria da Construção no Pará

Representantes da Superintendência do IBGE no Pará (SES/PA), participaram de reunião no Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Pará (SINDUSCON/PA), no dia 28 de fevereiro de 2024, com o objetivo de firmar parceria para melhorar a qualidade da coleta das pesquisas por empresas da indústria da construção no Pará.

Representaram o IBGE o superintendente Rony Cordeiro, o supervisor da Pesquisa Anual da Indústria da Construção (PAIC), Enilson Sardinha, a Assessora Técnica Administrativa da SES/PA, Bárbara Padilha Martins e, a Coordenadora de Divulgação, Norma Bentes. Pelo SINDUSCON, estava o Presidente, Fabrizio de Almeida Gonçalves

O superintendente do IBGE no Pará, Rony Cordeiro, destacou que as pesquisas por empresa são realizadas anualmente em todo o Brasil, para caracterizar a estrutura econômica dos setores da indústria, construção civil, comércio e serviços no país, avaliando suas transformações, ao longo do tempo e, assim contribuir para subsidiar a formulação de políticas por entes públicos e a análise e o planejamento econômico das empresas do setor privado e sociedade em geral.

No período pós pandemia a coleta de dados das pesquisas por empresas vem enfrentando dificuldades, pois parte significativa dos informantes tem atrasado ou não fornecido os dados para IBGE. Essa situação pode impactar nos resultados das pesquisas, comprometendo o retrato atualizado dessas atividades econômicas no Pará, e neste caso específico, o da indústria da construção.

Assim, a iniciativa de buscar apoio com instituições de classe e organizações empresariais atuantes nesses setores da economia visa sensibilizar sobre a importância das pesquisas por empresa, através da divulgação dos seus resultados, do calendário da pesquisa e de como acessar os questionários eletrônicos. Outro objetivo da parceria é a participação do segmento da construção no evento de divulgação dos resultados das pesquisas por empresa, que ocorrerá no dia 11 de Abril/2024, no auditório Albano Franco, da FIEPA, e, terá como público-alvo os segmentos empresariais pesquisados (indústria, construção, comércio e serviços), profissionais de contabilidade, organizações e associações empresariais, instituições de pesquisa, acadêmicos e sociedade em geral.

O Presidente do SINDUSCON, Fabrizio de Almeida Gonçalves, foi receptivo à parceria, colocando a instituição à disposição para divulgar as informações sobre a pesquisa e a coleta de dados e, também no apoio à realização do evento no mês de abril. Além disso, disponibilizou a publicação de uma matéria sobre a visita e a parceria com o IBGE SES/PA no site do SINDUSCON, a participação na próxima assembleia no Sindicato que ocorrerá no mês de março/24, para uma abordagem sobre a pesquisa e o evento, além das redes sociais para dar publicidade a realização das pesquisas junto aos seus filiados.

Texto: Assessoria IBGE