retangulo 1.png

Histórico

Fundado em 26 de fevereiro de 1942, o Sinduscon Pará consolida-se como um órgão representativo e referência de classe. Atua a favor das mais de 7 mil empresas representadas, em consequência dos trabalhadores do setor e, em especial, contribui de forma decisiva pelo desenvolvimento do Estado.

As provas de superação e fortalecimento pavimentam a trajetória do sindicato há quase oito décadas, refletidas em representação no Sistema Fiepa (Federação das Indústrias do Pará), o Fórum Norte-Nordeste da Indústria da Construção (FNNIC) e na Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). 

O Sinduscon Pará ampliou sua área de atuação, não limitando-se apenas aos princípios da legalidade sindical. Como exemplos de um maior alcance institucional estão as diretorias nos campos energético, jurídico e de mercado imobiliário, que apresenta produtos relacionados ao setor, oferecendo maiores oportunidades de negócios.  

Em suas iniciativas propositivas, há um número crescente de instituições parceiras, com destaque para a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Serviço Social da Indústria (Sesi), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e Tribunal de Justiça do Pará (TJPA).

Ao longo de sua história, o sindicato vem sendo protagonista em eventos da maior importância para o setor, especialmente os conduzidos pela CBIC em todo o País, como a Campanha Nacional de Prevenção dos Acidentes de Trabalho (Canpat), sobre sustentabilidade e de inovação pela transformação social, com destaque para o “Futuro da Minha Cidade” e de valorização do trabalhador com o Dia Nacional da Construção Social (DNCS). Não por acaso, o órgão conquistou prêmios de responsabilidade social. Um dos mais significativos reconhecimentos institucionais foi o Prêmio Estadual de Sustentabilidade conferido pela CNI.

O Sinduscon Pará atua agora na recriação do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção (Sinapi), paralelamente ao incentivo da Modelagem da Informação da Construção (BIM), colocando-o na vanguarda da modernidade, incluindo a produção periódica do Custo Unitário Básico (CUB). 

O resultado é um know-how único e diferenciado, de transformação cotidiana e de importância organizacional para empresas do setor, o público em geral, academias, estudantes e todo o sistema integrado da cadeia produtiva.

Para interesse do público em geral, o site do Sinduscon Pará oferece informações completas e detalhadas, que são compartilhadas em suas mídias sociais em tempo real.

Retangulo 02.png